Big Fish

Acabei de ver o filme Big Fish, de Tim Burton, realizado em 2003. Um filme mágico... não pelos efeitos especiais, mas com o toque peculiar do realizador que enfeita as suas histórias com uma magia especial, uma fantasia que desperta aquela criança sonhadora que há em nós... e como crianças, também reflecte os nossos medos, com os seus cenários mais sombrios, mas sempre mágicos! Aliado a todo um ambiente comovente, uma narração igualmente mágica... um filme que encaixa com a história que conta - resultado: Um filme inspirador, que durante 2 horas nos faz sonhar quebrando a rotina das nossas vidas.

 

 

(O texto a seguir - a vermelho - tem carácter Spam, revelando conteúdo da história)

De facto, a história conta as histórias de Ed, um homem que partiu da sua terra para conhecer o mundo acompanhado por um gigante; que conheceu Jenny, a pequena rapariga descalça da perfeita vila de Spectre e a bruxa que lhe revelara como iria morrer; que se apaixonou por Sandra, desde a primeira vez que a viu no circo e do que fez para a encontrar e se casar com ela; do seu plano para voltar para casa após a Guerra; e entre outras, a História do nascimento do seu filho, Will, o único que não se deixava fantasiar pelas fantásticas e mágicas histórias que o pai contava. Will queria separar a ficção da realidade, mas no final, a verdadeira história e vida do pai, era aquela que por ele fora ficcionada, permitindo que vivesse para sempre pelas histórias transmitidas pelo seu filho, neto... !!!

 

Uma bela mensagem que pode mexer connosco... afinal o que é a realidade? Qual é a nossa História? Será a realidade crua e nua, ou será aquela que emerge o nosso espírito, aquela que sonhamos de tal forma que a acreditamos verdadeira, aquela que embeleza o nosso caminho nesta estrada que é a vida, tornando-nos imortais?

 

É por isso que gosto dos filmes de Burton, é por isso que gosto dos filmes com magia... porque não se limitam a descrever a vida que vemos com os olhos, mas mostram um mundo muito mais belo... um mundo em que o único limite é a nossa imaginação e a nossa vontade de sonhar, um mundo que é o nosso se quisermos.

 

 

Big Fish, um filme que aconselho (para quem ainda não o fez) ver!!!

 

 

publicado por stevs às 01:28 | comentar | favorito
tags: ,