Risoto frito, a sua salada de cogumelos e Steak de novilho

Olá companheiros/(as) ... Estes dias tem-me dado para a cozinha (é o que dá ter uma única cadeira... tempo não me sobra... tenho mesmo arranjar um trabalhinho xD) ... e por isso, apeteceu-me partilhar a receita que elaborei hoje. Pessoalmente, achei bastante interessante panar e fritar o risoto (a "inovação" desta receita)... assim, para quem quiser fazer uma boa refeição, aqui tem o que é preciso:

 

Ingredientes (para 6 pessoas):

 

Para o risoto:

 

300g de arroz (aconselha-se o carnaroli... mas não é obrigatório)

1 Cebola

10 cl de vinho branco

1 cubo de caldo Knorr de aves ou de carne

50g de manteiga

100 g de parmesão (ou para quem não tiver, queijo ralado emental também fica bom)

2 Ovos (gemas)

100g de farinha

150 g de pão ralado

Azeite e Óleo

Sal e Pimenta q.b.

 

Para a salada de cogumelos:

100g de cogumelos de Paris

6 pitadas de sal

6 pitadas de pimenta preta

2 cl de sumo de limão

5 cl de Azeita

 

Para o Steak:

600g de carne picada de novilho

2 ovos (gemas)

manteiga

Sal, pimenta e alho picado q.b.

 

 

Preparação:

Começamos pelo risoto. Numa panela a lume brando, pôr um fio de azeite, a cebola picada, uma pitada de sal grosso e o arroz. Deixar refogar bem (o meu conselho é deixar refogar até que grande parte dos grãos de arroz fiquem brancos ... mas não deixá-los estorricar =D ). Colocar o vinho branco e deixar reduzir. Misturar o caldo Knorr em aproximadamente 45cl d'água e ir acrescentando, aos poucos, ao preparado. A ideia do risoto é o liquido ser acrescentado ao longo da cozedura do arroz, e não de uma só vez, de modo a que o arroz liberte o amido e se torne cremoso. Quando o arroz está cozido (15min.-20min.), colocar a manteiga e o queijo e deixar 2 minutos no lume. Tirar do lume e deixar arrefecer o risoto.

 

Enquanto o risoto arrefece, prepara-se a salada de cogumelos. Descascar os cogumelos, cortar os pés e cortá-los em finas lâminas (ou então, para não se ter esse trabalho, comprar cogumelos laminados, enlatados e é só escoar). Colocam-se num recipiente e temperam-se com o sal, a pimenta, o sumo de limão e o azeite. Reservar ao frio.

 

Começa-se a preparação do Steak. Espalhar a carne picada num prato e temperá-la com o sal, a pimenta e o alho. Numa tigela, bater as gemas, temperadas com sal e pimenta. Deitar as gemas por cima da carne picada e misturar bem, envolvendo a carne com as gemas. À bola de carne picada formada, dividir em 6 porções iguais (100g) e fazer a forma de um hambúrguer.

 

Entretanto, com o risoto já frio, fazer bolas do tamanho de bolas de ping-pong. Passá-las pela farinha, pelas gemas batidas e temperadas com sal e pimenta e pelo pão ralado, para paná-las.

 

Aquecer uma fritadeira com o óleo a 180º/200ºC. e uma frigideira com manteiga (e um fio de azeite... o fio de azeite impede que a manteiga queime).

 

Na frigideira, colocar os Steaks de novilho e deixá-los 1 minuto de cada lado a lume forte e 4 minutos de cada lado a lume brando. Na fritadeira colocar as bolas panadas de risoto para fritar, até ficarem coradinhas.

 

Empratar tudo e está pronto para comer ;)

 

 

Espero que gostem

 

 

publicado por stevs às 22:00 | comentar | favorito